Funcionários temporários: otimizando o processos de contratação

Tempo de leitura: 3 minutos

Além de se preocupar com a contratação da equipe fixa, uma empresa também tem que dar atenção para os funcionários temporários. Muito necessários em várias fases do negócio, como quando há um grande aumento da demanda produtiva, eles precisam fazer parte de um processo bem estruturado.

Isso garante que a empresa se mantenha regularizada além de trazer economia de custos e ganho de produtividade. Dessa forma, tanto o colaborador quanto o empreendimento saem ganhando.

Por isso, veja a seguir dicas de como melhorar essa etapa:

Entenda o objetivo da mão de obra temporária

É preciso começar entendendo o motivo que leva a empresa a fazer a contratação temporária.

Pode ser para substituir um funcionário afastado por doença, gravidez ou férias, de modo que a validade do contrato dura até que o afastamento seja revertido.

Também é possível ocorrer aumento sazonal da demanda, como no final do ano com as compras e produções de Natal. Pode haver, ainda, a necessidade de trabalhos/projetos pontuais.

Com essa avaliação, fica mais fácil selecionar as pessoas certas e garantir que elas atuem da forma adequada no negócio.

Cumpra com a legislação vigente

Antes mesmo de começar a escolher candidatos, é necessário entender quais são as regras da legislação vigente. É preciso, por exemplo, que os funcionários sejam devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego.

O contrato deve ter um prazo especificado máximo de 180 dias, prorrogável por outros 90. Junto a isso, é fundamental que as características e obrigações da função estejam bem definidas e que a remuneração esteja em conformidade com o mercado e com as obrigações trabalhistas.

Não há conceito de estabilidade para o trabalhador nessa categoria, mas é preciso garantir todas as condições de segurança, higiene e proteção.

Tenha a ajuda de uma empresa especializada

Para que a contratação aconteça da maneira certa, ela precisa ser feita por intermédio de outro empreendimento. Do contrário, o funcionário temporário pode ser considerado permanente no seu negócio. Nesse contexto, ter uma empresa de qualidade como parceira faz a diferença.

Mais do que isso, contar com ajuda especializada é fundamental para que o processo de recrutamento seja adequado. Com a terceirização de recursos humanos, profissionais experientes tomarão conta dessa tarefa e será mais fácil acessar profissionais capacitados e adequados para o que o estabelecimento necessita.

Busque candidatos alinhados

É fundamental que os funcionários temporários estejam alinhados à empresa, à vaga que ocuparão e aos objetivos de sua performance. Ou seja, não adianta colocar um profissional de logística na área finanças ou alguém com qualificação administrativa na parte de limpeza.

Além de tudo, é importante que os colaboradores compreendam a cultura da empresa e compartilhem valores. Mesmo que ele não fique por muito tempo, isso ajuda a garantir a integração com a equipe.

Treine os funcionários temporários

Depois de realizar a contratação, preocupe-se em fazer um treinamento. Isso diminui as chances de erros e de retrabalhos, além de favorecer a integração da equipe. Como resultado, a produtividade tende a aumentar.

A depender da função, vale dedicar alguns dias para que o colaborador se ambiente ao trabalho e possa executá-lo da maneira mais adequada possível. Aproveite esse período para tirar dúvidas, repassar pontos de atenção e garantir o máximo de qualidade dentro da estrutura.

Contratar funcionários temporários é muito importante para que o negócio possa ter um reforço em momentos específicos. Com essas orientações, todo o processo acontecerá da forma certa, evitando problemas no futuro.

Ainda tem alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência? Deixe seu comentário!

Saiba como a MAXX pode ajudar a sua empresa na contratação de funcionários temporários!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *