4 medidas para prevenir acidentes de trabalho na sua empresa

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Prevenir acidentes de trabalho deve ser uma das prioridades dos gestores das empresas brasileiras. Isso porque o Brasil é o quarto no mundo em acidentes de trabalho. As organizações precisam promover a manutenção da saúde e do bem-estar dos colaboradores a fim de mostrar-lhes que os valorizam.

Os acidentes de trabalho são uma das principais causas de afastamento dos colaboradores. Eles implicam uma série de consequências delicadas para seu negócio.  Podem-se citar a piora da imagem da organização perante o público, a queda no desempenho, os possíveis processos trabalhistas (quando resultarem de negligência da contratante) e o declínio do clima organizacional.

Veja 4 formas de prevenir acidentes e implemente tais medidas em sua organização!

1. Criar um manual de segurança

Para estimular a prevenção é essencial que seus colaboradores saibam agir com segurança no ambiente de trabalho. A conscientização diminui efetivamente os riscos de problemas devido a imprudência e imperícia, fazendo com que todos possam agir para prevenir acidentes.

A elaboração de um manual de segurança é útil para consulta em casos atípicos, nos quais possam ter esquecido como agir da forma adequada. É importante que ele contenha todas as regras de conduta necessárias de forma clara e concisa.

2. Evitar a exposição dos funcionários a situações de risco

Frequentemente funcionários podem estar expostos a situações de risco quando mudanças poderiam ser feitas para tornar o ambiente mais seguro.

Por exemplo, pode-se diminuir o número de funcionários submetidos a risco de intoxicação por substâncias tóxicas ao melhorar a logística de uma atividade. Assim, haverá menos pessoas propícias a se acidentarem.

Nesses casos, deve-se ouvir a opinião dos seus colaboradores, a fim de obter sugestões de melhorias que ajudarão a prevenir acidentes futuros.

3. Investir em treinamentos e conscientização para prevenir acidentes

Além do manual de segurança, é importante investir em treinamentos que ajudem na aplicação do que se apresenta nesse documento. Muitos pontos necessitam dessa experiência para serem compreendidos 100%.

Nos casos de funcionários que realizem trabalho em altura, por exemplo, os manuais orientam as condutas necessárias para a sua segurança. Porém, é imprescindível que se aprenda também como manusear os equipamentos adequadamente antes da exposição a esse tipo de situação.

4. Fornecer EPI e EPC adequados

O uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e/ou EPC (Equipamento de Proteção Coletivo) adequados pode ser o diferencial entre um acidente grave com risco de morte e a integridade física do seu colaborador. É obrigação legal que eles sejam fornecidos pela empresa, a fim de promover um ambiente de trabalho mais seguro.

É necessário que as aquisições sejam feitas com fornecedores confiáveis, que garantam a sua qualidade e durabilidade. Isso porque, quando os equipamentos de segurança não atendem às especificações corretamente, pode-se causar sérios danos ao funcionário perante um acidente.

Um capacete ruim, por exemplo, pode quebrar com um impacto. Como consequência, podem-se ter lesões, machucados sérios, traumatismos cranianos e, até mesmo, morte. Dessa forma, é preciso zelar pela procedência dos equipamentos de segurança, incluindo os custos no seu planejamento estratégico.

Os cuidados são importantes para prevenir acidentes de trabalho que podem causar sérios prejuízos não só para sua empresa, mas também para aqueles que trabalham no local. Você já passou por algum susto dessa natureza? Deixe seu comentário e conte para nós!

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