Quais os profissionais mais difíceis de encontrar no mercado?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os profissionais mais difíceis de encontrar no mercado de trabalho estão em diversos segmentos. Especialmente pertencem àqueles setores que requerem funções bem específicas e demandam mão de obra capacitada. Em determinados contextos, o desempenho das funções exige preparo. No entanto, atualmente são poucos os que conseguem se dedicar à formação adequada.

Esse fenômeno gera uma espécie de lacuna, fazendo com que determinados perfis estejam em falta, gerando problemas para as empresas que os procuram. Nesses casos, o recrutamento é mais difícil, assim como a faixa salarial de vencimentos também aumenta.

Este post apresentará quem são esses profissionais, em que áreas atuam e quais funções desempenham. Continue a leitura e acompanhe!

Técnico em manutenção de máquinas

É um dos profissionais mais difíceis de se encontrar. O cotidiano dessa função exige muito conhecimento, especialmente nas áreas de elétrica, mecânica e automação. O profissional que tem esse domínio é imprescindível para empresas que dispõem de linhas de produção, independentemente do seu segmento.

A atualização dos equipamentos também dificulta o processo, portanto, é importante experiência e constante estudo. É necessário cerca de 1 mês para encontrar alguém que supra essas demandas nas empresas, e o salário pago gira em torno de R$ 3.000 a R$ 4.000. 

Motorista de caminhão

A profissão é fundamental para a logística de empresas de diversos setores, especialmente o alimentício. Entretanto, tem sido cada vez mais complicado encontrar profissionais disponíveis no mercado. A queda pode estar associada a diversos fatores que têm afastado os motoristas.

Questões como as condições ruins das estradas, as dificuldades de fazer longas viagens e as novas tecnologias nos caminhões, estão deixando o mercado com um déficit muito prejudicial. A profissão paga em média de R$ 2.000 a R$ 4.000, e o motorista precisa comprovar experiência, sendo necessária a consulta pela empresa contratante sobre os antigos empregos do profissional.

Representante de vendas

Vender já não é uma atividade tão simples como em outras épocas. Hoje, é exigido um conhecimento mais específico e amplo de finanças e prática de soluções. O representante de vendas  com este perfil está em falta no mercado brasileiro atual.

Sua atuação, com um viés mais independente e de liderança, com alto poder de comunicação e autonomia, exige um preparo maior e constante atualização. Os vencimentos vão de R$ 2.000 a R$ 5.000, e o processo de recrutamento pode durar até 2 meses.

Engenheiro de áreas variadas

O cargo de engenheiro se dá em diferentes áreas, como construção civil, eletricidade e mecânica. A profissão é muito específica e requer formação e preparo adequados, o que tem resultado na escassez de profissionais.

É grande a oferta de vagas nessas áreas. A demanda cresce por conta de grande eventos, novas fábricas e avanço do setor imobiliário. Por outro lado, a procura por parte dos profissionais não é proporcionalmente igual. Os vencimentos podem variar bastante, mas é difícil que um profissional inicie sua carreira abaixo dos R$ 5.000. Cerca de 1 mês é necessário para definir uma contratação.

Os profissionais mais difíceis de encontrar também são os que ganham mais, então, é necessário estar preparado para esse quadro, bem como para processos seletivos mais longos. Encontrar mão de obra qualificada pode ser uma verdadeira missão em alguns casos.

Sabe de mais alguma outra profissão em que também haja a escassez de profissionais disponíveis no mercado? Conte para gente nos comentários!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *