Gerenciamento de contratos de serviços: o que devo saber?

Tempo de leitura: 4 minutos

O gerenciamento de contratos é uma tarefa administrativa muito importante para garantir que a empresa esteja de acordo com a lei em todos os sentidos. Além disso, é uma forma de identificar oportunidades e eliminar custos desnecessários, especialmente quanto aos prestadores de serviço.

O gestor desses documentos é responsável por analisar os itens e procurar erros, além de buscar formas de otimizar o processo. Trata-se de uma etapa muito estratégica para o empreendimento. Em vista disso, veja o que você deve saber sobre gerenciamento de contratos de prestadores de serviços e como otimizá-lo!

1. Garanta que os documentos estejam adequados

O gerenciamento só poderá ser efetivo se os contratos forem firmados do jeito certo inicialmente. Qualquer documentação que esteja fora dos padrões legais trará dificuldades no futuro e aumentará as chances de a empresa sofrer com multas e sanções.

Para lidar com isso, o ideal é elaborar um modelo com os principais elementos que devem estar presentes, como:

  • partes envolvidas;
  • serviços que serão prestados;
  • obrigações e direitos das partes;
  • prazos;
  • valores;
  • condições de pagamento;
  • exigências contratuais e/ou acordos de nível de serviço (SLA);
  • condições de rescisão, incluindo multas e causas de encerramento unilateral.

No caso de serviços prestados de maneira contínua, a renovação pode ser automática, sendo importante estabelecer um prazo mínimo a ser cumprido pelas partes.

2. Tenha atenção aos prazos e reajustes

Os contratos por empreitada possuem um vencimento específico, que varia de acordo com a necessidade da empresa e do prestador contratado.

Esse fator deve ser acompanhado de perto, porque os vencidos podem causar problemas se os serviços continuam sendo prestados. De preferência, faça um acompanhamento por vencimento, de modo a dar atenção para os que estiverem mais próximos de vencer.

Além disso, é indispensável verificar os reajustes. Mesmo na renovação automática, esse valor pode seguir índices pouco desejáveis para o negócio. Então, vale a pena analisar e, se for o caso, fazer cotações com outros prestadores para negociar.

3. Analise a qualidade das entregas 

Se tiver sido elaborado corretamente, o contrato de um profissional terceirizado conta com um acordo de nível de serviço, que determina qual é o padrão mínimo a ser atingido.

Com isso, o prestador se mantém atento às exigências contratuais e a empresa não recebe menos do que aquilo que pagou.

Porém, a falta de controle pode levar esse elemento a ser desconsiderado. É nesse momento que o gerenciamento de contratos se destaca, pois garante que tudo seja feito conforme o esperado pela empresa.

4. Realize a auditoria interna dos documentos

Outras falhas podem surgir, como o acréscimo de condições e exigências não previstas no contrato ou prestadores que deixam de estar aptos. Sem a devida ação, os elementos ativos e incorretos causarão problemas.

Para não sofrer com a fiscalização e suas multas, o recomendado é realizar uma auditoria interna. Faça revisões periódicas dos documentos, analise se as condições são coerentes e alinhadas e busque falhas.

Contar com lideranças pulverizadas nos vários setores também é de grande ajuda, permitindo um controle dinâmico e efetivo desses elementos.

5. Procure apoio especializado em Gerenciamento de Contratos

Dependendo do tamanho do negócio, do volume de contratos e das demais obrigações, não é viável dedicar todo o esforço necessário para realizar essas ações. Além de tudo, a falta de apoio aumenta as chances de erros, evitando o máximo aproveitamento de recursos.

Para lidar com essa questão, o ideal é buscar uma empresa especializada. Com uma equipe dedicada e experiente em rotinas administrativas, a análise e o gerenciamento de contratos ficarão mais simples.

Assim, sobra mais tempo para que o gestor desses documentos dê atenção a outros elementos igualmente importantes, sem que haja comprometimento da qualidade ou da regularização.

Com um bom gerenciamento de contratos, o negócio diminui seus riscos e custos, aumentando as possibilidades. Aplicando essas orientações, há grandes chances de o empreendimento se destacar e obter bons resultados.

Já que ter a ajuda certa faz a diferença, entre em contato com MAXX Performance e veja o que podemos fazer pela sua empresa!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *