Como aumentar a produtividade da empresa com a metodologia OKR?

Tempo de leitura: 3 minutos

A preocupação com o gerenciamento vem desde os primórdios da administração de negócios. Afinal, é uma questão que afeta o dia a dia de um profissional em seu trabalho. Porém, esse tema tem se tornado mais complexo à medida em que as organizações crescem em escala global. Em certa oposição a essa tendência, a metodologia OKR busca algo mais conciso e próximo do cotidiano de trabalho.

Entender como essa técnica funciona pode contribuir bastante para aumentar a produtividade da sua empresa, especialmente se você gerencia múltiplos processos complexos. Neste post, você vai entender melhor o que é o método OKR e como ele pode ser aplicado para adquirir melhores resultados. Acompanhe!

O que define a metodologia OKR?

OKR, abreviação de “Objective and Key Results”, é uma metodologia focada na criação de uma meta específica e de uma lista de indicadores de desempenho para verificar os resultados. Uma forma simplificada, aqui, é dizer que “faremos X que será medido por Y”. Dentro dessa redução, podemos listar características como:

  • simplicidade: o objetivo é claro e a métrica adotada está diretamente relacionada a ele;
  • prioridades: a meta escolhida obedece à hierarquia de prioridades definida;
  • mensuração: todo resultado deve ser mensurável e os critérios para definição de sucesso devem estar claros.

Ao compreender esses princípios, você já estará mais bem preparado para colocar a metodologia OKR em prática na sua empresa.

Como aplicar a OKR em seu negócio?

Depois de entender as definições da metodologia OKR, veja, a seguir, 3 dicas fundamentais para integrá-la às suas operações:

1. Evitar desorientação nas equipes

Como já mencionamos, a metodologia OKR busca simplicidade em sua composição. O efeito resultante disso é facilitar o direcionamento de cada indivíduo da equipe, pois todos saberão o que devem buscar e como avaliar seus resultados.

Isso se aplica a tarefas aparentemente pouco mensuráveis, como o processo de contratação, no setor de RH. Seu OKR, neste momento, pode focar no número de contratações de qualidade, medindo o resultado da taxa de candidatos potenciais filtrados. Se o seu método for eficiente, uma porcentagem maior de aprovados se encaixará bem em suas funções.

2. Delegar parte do planejamento

Uma forma de evitar complexidade excessiva é manter o foco em ambientes menores, com objetivos específicos. Em vez de um gestor ser alocado para criar um planejamento de atividades para todas as equipes, ele pode focar em um objetivo geral, também simples, deixando cada indivíduo planejar suas ações, seus próprios OKRs.

Dessa forma, cada membro da empresa pode buscar um objetivo comum, mas sem comprometer o desempenho com detalhes que não contribuem para o seu trabalho.

3. Fazer da OKR uma parte da cultura da empresa

Você já deve ter notado que a metodologia OKR é também uma forma de filosofia ou código de conduta. Com o tempo, o foco em simplicidade, eficiência e pragmatismo contribui para a cultura organizacional, levando muitos de seus colaboradores a observarem suas situações cotidianas de forma objetiva.

Mais uma vez, isso contribui para uma maior produtividade, já que o direcionamento estará nos objetivos, e, assim, as métricas de resultado serão mais facilmente observáveis.

Agora que você conhece a metodologia OKR, é hora de usá-la para melhorar o desempenho da sua equipe. Quer continuar acompanhando mais dicas e conteúdos relevantes? Então, assine nossa newsletter e receba todas as atualizações do blog em primeira mão! Conheça também as soluções em gestão de processos e pessoas que a MAXX oferece!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *