5 dicas para contratar funcionários com experiências específicas

Tempo de leitura: 3 minutos

Nos últimos anos, as empresas começaram a dar mais importância para a formação de suas equipes, pois compreenderam que a qualidade do seu capital humano é um enorme diferencial competitivo.

Por isso, o recrutamento teve que ser aperfeiçoado, de modo a garantir a contratação de funcionários talentosos e motivados, capazes de alavancar diversos indicadores de desempenho corporativo.

Entretanto, nem sempre é fácil encontrar profissionais que atendam às necessidades específicas de cada negócio ― que variam conforme setor de atuação, tamanho da operação e planos de expansão.

Para que as contratações sejam acertadas e os novos funcionários superem as expectativas de seus gestores, é preciso atentar para etapas importantes do processo seletivo, tais como a verificação do fit cultural e a aplicação de testes e simulados.

Continue a leitura e confira 5 dicas que vão te ajudar a fazer a contratação certa!

1. Trace um perfil alinhado à cultura da empresa

O primeiro passo para uma seleção bem-sucedida é detalhar o perfil ideal para vaga. Nesse momento, listam-se as experiências, os conhecimentos técnicos e as competências comportamentais necessários ao exercício da função ― como liderança, negociação, equilíbrio emocional, pensamento criativo.

Porém, é fundamental considerar também os elementos da cultura organizacional, em especial, os valores, procedimentos e normas norteadores dos relacionamentos com clientes, colaboradores e fornecedores.

Assim, o RH pode trabalhar com parâmetros e critérios eliminatórios, deixando de lado a subjetividade e a parcialidade.

2. Aposte em entrevistas estruturadas

Entrevistas estruturadas são bastante úteis para confirmar as impressões trazidas pelo currículo. Durante as conversas, o recrutador segue um roteiro padrão para avaliar os candidatos com a mesma régua.

No entanto, é preciso que esse roteiro seja elaborado com antecedência. Deve conter perguntas relevantes sobre diversos assuntos ― incluindo mercado, ambições, empregos anteriores e qualificação.

3. Atente para as referências do currículo

As referências do currículo (ou do LinkedIn) também devem ser checadas. Nesse caso, uma conversa com antigos gestores pode confirmar alguns pontos importantes.

Afinal, mesmo que o profissional possua um know-how impressionante, não quer dizer que, na prática, seja o melhor candidato para a vaga.

Conduta, comprometimento, responsabilidade e produtividade são aspectos que precisam ser avaliados na contratação de funcionários.

4. Faça testes e simulados

Eles podem ser complementares à avaliação de um perfil profissional adequado às necessidades de sua empresa.

Testes práticos mensuram habilidades particulares, sendo aplicáveis quando se busca um profissional com expertise específica. Já os psicológicos confirmam características pessoais ― tendências ao planejamento ou execução, extroversão ou introversão, racionalidade ou intuição, além orientação para resultados.

Simulados individuais ou em grupo colocam o profissional em situações corriqueiras ou emergenciais. Dessa maneira, o recrutador verifica se o candidato consegue solucionar problemas, trabalhar em equipe e tomar decisões rapidamente.

5. Procure uma consultoria de RH

Quando a empresa não possui um time de RH treinado em técnicas de hunting, os serviços de uma consultoria podem ser utilizados. Nessa situação, a terceirização dos processos de recrutamento é aconselhável, pois essas consultorias contam com um grande banco de dados e tecnologias desenvolvidas especialmente para agilizar a busca.

Com essas dicas, contratar funcionários deixa de ser um desafio para os gestores ― que conseguem, mais facilmente, identificar e selecionar profissionais de alta performance, engajados e competentes.

Como a sua empresa administra a contratação de novos funcionários? Compartilhe seus comentários e sugestões!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *