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A terceirização é uma excelente alternativa para reduzir custos e conquistar eficiência. Com esse modelo de gestão, a empresa ganha mais agilidade e flexibilidade para atender as demandas e flutuações do mercado.
No passado, apenas as atividades secundárias, como segurança, limpeza e manutenção, costumavam ser delegadas aos fornecedores. Porém, a tendência agora é o outsourcing de rotinas complexas, com a intenção de garantir qualidade e expertise em todos os setores da operação.
Nesse contexto, a terceirização de recursos humanos pode ser a solução para uma série de problemas enfrentados pelos gestores. Afinal, com o suporte de uma assessoria especializada, é possível manter o foco no core business, evitando distrações ou preocupações extras.
Para saber se a terceirização do RH é uma boa opção, basta avaliar alguns sinais clássicos, tais como:
Fracasso nas promoções internas
Um dos principais desafios do RH está em identificar e desenvolver talentos. Entretanto, também é preciso assegurar que esses profissionais ocupem os cargos corretos dentro da hierarquia corporativa.
Por isso, o fracasso das promoções internas é um indício de que existem falhas nesse processo ― que engloba recrutamento e contratação, avaliações de desempenho, feedbacks e, claro, a elaboração de um plano de sucessão.
Altas taxas de rotatividade
As altas taxas de rotatividade indicam que a empresa está errando na gestão do seu capital humano, o que afeta a sua imagem de boa empregadora. Vale lembrar, ainda, que o turnover implica em gastos adicionais com a rescisão dos contratos e novas seleções.
Dentre os itens de maior impacto na satisfação dos colaboradores, estão as políticas de remuneração e benefícios, o perfil da liderança, a existência de um plano de carreira e as ações de reconhecimento. Nesse caso, as entrevistas de desligamento devem ser utilizadas para embasar a tomada de decisões.
Queda na produtividade individual e coletiva
A performance das equipes depende muito da qualificação, dos recursos disponíveis, de procedimentos estruturadas e do preparo dos líderes.
Para evitar as perdas, é preciso realizar um mapeamento completo, com a intenção de localizar desvios e gargalos. Esse diagnóstico é indispensável para a definição das atividades que devem ser terceirizadas.
Treinamentos ineficazes
Os treinamentos também ajudam a alavancar a produtividade dos times, por isso merecem atenção especial. É preciso frisar que todo programa de capacitação deve estar amparado pela análise dos principais indicadores de desempenho.
Além disso, é fundamental observar a chegada de novas tecnologias, as reciclagens obrigatórias, as mudanças na legislação e as competências comportamentais mais exigidas no dia a dia dos colaboradores ― como poder de negociação, resiliência e proatividade.
Quando o programa negligencia essas questões, ele se torna ineficiente. Nesse caso, a empresa desperdiça tempo e dinheiro.
Clima organizacional negativo
As pesquisas de clima organizacional são muito úteis para mensurar o nível de satisfação e engajamento das equipes. Com base nessas informações, os gestores conseguem detectar oportunidades de melhoria.
Reclamações recorrentes apenas confirmam que as medidas tomadas foram insuficientes para estabelecer um ambiente saudável e colaborativo.
Porém, todos esses tópicos podem ser tratados por meio da terceirização de recursos humanos. Com profissionais qualificados, seja on-site ou off-site, é possível garantir uma gestão mais enxuta e inteligente. Além disso, esse tipo de serviço é personalizado de acordo com as necessidades do negócio.
Assim, a terceirização passa a ser uma ótima opção para as empresas que buscam mais dinamismo, escalabilidade e capacidade de adequação.
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