Boas práticas de gestão de operações: conheça 3 cases

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Desenvolver estratégias para aumentar a produtividade e reduzir custos na operação já é parte da rotina de qualquer gestor. Ainda assim, é comum nos depararmos com casos que não funcionam tão bem devido à forma como foram implementados. Afinal, é importante saber olhar para casos de sucesso e adaptá-los à realidade de cada empresa.

O fato é que nem todo mundo sabe de que forma implementar boas práticas na gestão de operações. Por isso, mostraremos aqui três cases de enorme sucesso que servem como referência essencial para qualquer empresa. Confira!

1. O case Natura

Há 10 anos, a Natura reestruturou o seu modelo de gestão de processos de uma forma que revolucionou toda a cultura da empresa, tornando-a uma das maiores referências de case de sucesso no mundo.

Um dos pontos a serem melhorados era o fato de que o seu modelo de vendas, incluindo revistas e promoções, era bastante engessado. Não havia grandes mudanças de um lugar para outro no Brasil.

O primeiro passo foi implementar unidades próprias no Norte e Nordeste para identificar e atender as suas demandas específicas.

A gestão passou a ser feita por processos, distribuindo autoridade e poder de ação para as pontas dos processos de produção. Isso possibilitou um trabalho mais eficiente em momentos nos quais a demanda era maior do que a oferta da empresa, aumentando os lucros.

A gestão independente por processos tornou a administração mais leve. A parte de recrutamento, contratação, demissão e gestão de carreira, por exemplo, foi mantida no RH da empresa.

Escalonar os níveis de poder foi o segredo do sucesso para a Natura.

2. A gestão de RH da IBM

Nada é mais eficaz no aumento de produtividade de uma empresa do que engajar os funcionários nos objetivos da corporação. Por meio de uma excelente gestão de RH, a IBM tornou-se um grande exemplo de como investir nisso.

Desde 2002, a empresa desenvolve um programa interno de motivação, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Anualmente, o programa é avaliado e adaptado para aumentar a satisfação dos profissionais, que passaram a render bem mais desde então.

O resultado é um crescimento contínuo da empresa e, junto com ela, dos colaboradores. Tudo isso foi possível conforme a empresa passou a ter foco no fator humano dentro do ambiente de trabalho.

3. A cultura organizacional da Gol Linhas Aéreas

Do início das suas atividades, em janeiro de 2001, até 2006, a Gol aumentou o seu faturamento em 17 vezes. O segredo foi a escolha inteligente de uma estrutura bem planejada desde o início.

Isso significa que a empresa soube identificar suas virtudes e fraquezas, desenvolvendo uma cultura organizacional que beneficiasse os seus pontos fortes em relação aos concorrentes.

De forma prática, a Gol avaliou seus concorrentes e identificou nichos específicos de mercado que não eram abraçados por eles. A partir daí, ela desenvolveu campanhas específicas para conquistar esses novos clientes, revolucionando o mercado de passagens aéreas no país.

Com as vendas on-line, a Gol eliminou custos operacionais e passou a ser mais competitiva em relação às companhias já presentes no mercado. O foco foi, antes de qualquer coisa, fazer com que o transporte aéreo se tornasse algo mais acessível para quem antes não imaginava utilizá-lo.

Voos menos luxuosos, maior variedade de horários noturnos, promoções etc. Essas alternativas fizeram da Gol uma grande sensação do mercado. O retorno não só foi rápido, como também impressionante.

Analisando esses cases, é possível ter uma ideia melhor de como a sua empresa pode atuar para oferecer um diferencial no mercado. Isso parte de mudanças que devem vir de dentro.

Faça uma avaliação da sua gestão de operações e veja qual case se encaixa melhor nela!

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