5 indicadores de desempenho que garantem o sucesso das operações

Tempo de leitura: 3 minutos

Os indicadores chaves de performance (KPIs) são fundamentais para orientar a tomada de decisão em uma empresa. Os indicadores de desempenho quanto a questões como produtividade, capacidade, qualidade e eficiência estratégica, por exemplo, são cruciais.

Reconhecer o que deve ser acompanhado, portanto, é o primeiro passo para entender o sucesso das operações. Assim sendo, continue lendo e descubra 5 KPIs que devem ser monitorados!

1. Taxa de crescimento de faturamento

A receita obtida pelo empreendimento é fundamental para financiar suas operações e, descontados os custos, garantir a rentabilidade. Ainda mais importante do que reconhecer o quanto o negócio tem faturado é saber como esse valor vem evoluindo ao longo do tempo.

Essa métrica é dada por:

Taxa de crescimento de faturamento = [(Faturamento atual – Faturamento anterior) / Faturamento anterior] x 100%

Se uma empresa fatura R$ 2 milhões em um mês e, no anterior, faturou R$ 1,5 milhão, então a taxa de crescimento é de 33%.

Ao mesmo tempo, o valor pode ser usado para fazer comparações. Cruzando o número de vendas, também é possível saber se o aumento das conversões é que levou ao ganho de receita ou se é apenas reflexo do aumento do ticket médio, por causa da remarcação de preços.

2. Capacidade produtiva dos setores

Outro entre os indicadores de desempenho é a capacidade produtiva dos diferentes pontos do empreendimento, tanto as linhas de execução, quanto a parte de vendas e o back office. Para isso, o ideal é fazer o seguinte cálculo:

Capacidade produtiva = Número de tarefas executadas / Período de tempo

Se uma máquina produz 30 toneladas de produto em 8 horas, então sua capacidade produtiva é de 3,75 t/hora. Se um setor de atendimento opera 24 horas e consegue atender 40 mil chamadas no dia, então a capacidade produtiva é de 1666 ligações/hora.

Esse é um KPI importante porque é versátil e permite o benchmarking com a média do mercado, de modo a identificar necessidades de otimização.

3. Qualidade de processos internos

Quanto melhor for o nível de qualidade, melhor é a satisfação, menores são os custos e maior é o valor agregado. Ao mesmo tempo, a falta de qualidade não deve chegar ao consumidor, para evitar problemas.

Sendo assim, um dos indicadores de desempenho mais relevantes é dado por:

Qualidade de processos internos = [(Processos ou itens de acordo com as especificações / Total de ocorrências)] x 100%

Ou seja, se uma empresa produz 30.000 itens em um período e 29.870 estão conformes, a qualidade é de 99,6%. Quanto menor é o número, maior é a necessidade de rever parâmetros e de otimizar processos.

4. Satisfação dos clientes

A qualidade tem como um dos objetivos garantir a satisfação dos clientes, o que leva a melhores níveis de fidelização. Embora esse indicador seja importante, também é necessário pensá-lo sobre clientes internos.

Ao colocar colaboradores, fornecedores e/ou stakeholders como clientes internos e ao avaliar sua satisfação, é possível ter uma visão muito mais completa acerca do sucesso das operações.

Para fazer essa medição, é viável usar, dentre outros, o Net Promoter Score (para clientes externos), a taxa de absenteísmo, a taxa de rotatividade e a avaliação de clima organizacional (para clientes internos).

5. Market share

Quando um negócio tem sucesso em executar suas operações, ele consegue atrair e reter mais pessoas. Ao gerar mais vendas, destaca-se no mercado e pode chegar ao crescimento.

Por isso, um KPI relevante é o market share ou participação de mercado. Ele corresponde à relação entre a receita da empresa em um determinado período e o total das vendas do mercado.

Ele precisa ser acompanhado sempre e indica o crescimento do negócio. Ao somá-lo à taxa de crescimento de receita, há uma avaliação completa do desenvolvimento e do sucesso de operações.

Apesar de esses indicadores de desempenho serem importantes, cada modelo de negócio precisa customizar o conjunto de acordo com suas necessidades. Assim, é possível maximizar as chances de a empresa seguir rumo ao crescimento.

Essas dicas foram úteis para você? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais e debata com os seus contatos sobre o tema!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *