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Os indicadores chaves de performance (KPIs) são fundamentais para orientar a tomada de decisão em uma empresa. Os indicadores de desempenho quanto a questões como produtividade, capacidade, qualidade e eficiência estratégica, por exemplo, são cruciais.
Reconhecer o que deve ser acompanhado, portanto, é o primeiro passo para entender o sucesso das operações. Assim sendo, continue lendo e descubra 5 KPIs que devem ser monitorados!
1. Taxa de crescimento de faturamento
A receita obtida pelo empreendimento é fundamental para financiar suas operações e, descontados os custos, garantir a rentabilidade. Ainda mais importante do que reconhecer o quanto o negócio tem faturado é saber como esse valor vem evoluindo ao longo do tempo.
Essa métrica é dada por:
Taxa de crescimento de faturamento = [(Faturamento atual – Faturamento anterior) / Faturamento anterior] x 100%
Se uma empresa fatura R$ 2 milhões em um mês e, no anterior, faturou R$ 1,5 milhão, então a taxa de crescimento é de 33%.
Ao mesmo tempo, o valor pode ser usado para fazer comparações. Cruzando o número de vendas, também é possível saber se o aumento das conversões é que levou ao ganho de receita ou se é apenas reflexo do aumento do ticket médio, por causa da remarcação de preços.
2. Capacidade produtiva dos setores
Outro entre os indicadores de desempenho é a capacidade produtiva dos diferentes pontos do empreendimento, tanto as linhas de execução, quanto a parte de vendas e o back office. Para isso, o ideal é fazer o seguinte cálculo:
Capacidade produtiva = Número de tarefas executadas / Período de tempo
Se uma máquina produz 30 toneladas de produto em 8 horas, então sua capacidade produtiva é de 3,75 t/hora. Se um setor de atendimento opera 24 horas e consegue atender 40 mil chamadas no dia, então a capacidade produtiva é de 1666 ligações/hora.
Esse é um KPI importante porque é versátil e permite o benchmarking com a média do mercado, de modo a identificar necessidades de otimização.
3. Qualidade de processos internos
Quanto melhor for o nível de qualidade, melhor é a satisfação, menores são os custos e maior é o valor agregado. Ao mesmo tempo, a falta de qualidade não deve chegar ao consumidor, para evitar problemas.
Sendo assim, um dos indicadores de desempenho mais relevantes é dado por:
Qualidade de processos internos = [(Processos ou itens de acordo com as especificações / Total de ocorrências)] x 100%
Ou seja, se uma empresa produz 30.000 itens em um período e 29.870 estão conformes, a qualidade é de 99,6%. Quanto menor é o número, maior é a necessidade de rever parâmetros e de otimizar processos.
4. Satisfação dos clientes
A qualidade tem como um dos objetivos garantir a satisfação dos clientes, o que leva a melhores níveis de fidelização. Embora esse indicador seja importante, também é necessário pensá-lo sobre clientes internos.
Ao colocar colaboradores, fornecedores e/ou stakeholders como clientes internos e ao avaliar sua satisfação, é possível ter uma visão muito mais completa acerca do sucesso das operações.
Para fazer essa medição, é viável usar, dentre outros, o Net Promoter Score (para clientes externos), a taxa de absenteísmo, a taxa de rotatividade e a avaliação de clima organizacional (para clientes internos).
5. Market share
Quando um negócio tem sucesso em executar suas operações, ele consegue atrair e reter mais pessoas. Ao gerar mais vendas, destaca-se no mercado e pode chegar ao crescimento.
Por isso, um KPI relevante é o market share ou participação de mercado. Ele corresponde à relação entre a receita da empresa em um determinado período e o total das vendas do mercado.
Ele precisa ser acompanhado sempre e indica o crescimento do negócio. Ao somá-lo à taxa de crescimento de receita, há uma avaliação completa do desenvolvimento e do sucesso de operações.
Apesar de esses indicadores de desempenho serem importantes, cada modelo de negócio precisa customizar o conjunto de acordo com suas necessidades. Assim, é possível maximizar as chances de a empresa seguir rumo ao crescimento.
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