Saiba quanto custa um funcionário com carteira assinada dentro de uma empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Para manter um ritmo de crescimento estável, todo negócio precisa expandir sua equipe de tempos em tempos. Porém, mais colaboradores também significam aumentar a folha de pagamento, um dos custos fixos da empresa. Portanto, antes de fazer qualquer contratação, é importante saber quanto custa um funcionário novo.

Ao contrário do que alguns pensam, esse valor não é equivalente ao salário e aos benefícios. Na verdade, com a adição de encargos, pode ser que chegue ao triplo do valor recebido pelo colaborador. Isso não impossibilita uma contratação nem torna o trabalho de um profissional insustentável. Assim, é indispensável saber dos valores antes de fazer qualquer proposta.

Para ajudá-lo a entender melhor o assunto, vamos passar por alguns pontos importantes na hora de calcular quanto custa um funcionário e, também, ver como você pode minimizar os efeitos negativos dos encargos no seu negócio. Acompanhe!

Aplicação percentual de impostos

Como você já deve saber, há uma série de impostos trabalhistas envolvidos na manutenção de um funcionário. Por exemplo: INSS patronal, FGTS, férias, entre outros. Ao fazer os cálculos do custo estimado de um profissional, você deve levar todos esses acréscimos em conta. Como tais números podem ser alterados com o tempo, é sempre importante acompanhar os órgãos responsáveis.

Prevenção contra passivos trabalhistas

De forma simples, os passivos trabalhistas são custos gerados como punição para empresas que não cumprem suas obrigações legais com relação aos seus funcionários. No caso de uma companhia não fazer o pagamento do INSS ou de horas extras, por exemplo, ela deverá reembolsar o valor e, ainda, pagar mais um adicional como punição.

Para evitar que isso afete o quanto custa um funcionário, o melhor a fazer é se prevenir. O acompanhamento de horas trabalhadas por uma ferramenta de ponto, por exemplo, evita inconsistências no pagamento. A realização de auditorias, colocando esses encargos em dia antes que a lei seja acionada, também ajuda a minimizar qualquer dano.

Contabilidade de investimentos iniciais

Além de pensar no custo de manutenção, você também deve considerar o investimento inicial envolvido numa contratação. Primeiramente, os valores necessários para oficializar aquele colaborador, registrando todos os documentos. Sem falar nos custos de recrutamento e seleção de candidatos.

Além disso, um novo profissional ainda precisa passar por um treinamento e se adaptar ao ambiente de trabalho, passando um tempo no qual não estará tão produtivo. A boa notícia é que esse custo tende a reduzir, pois o colaborador gradativamente se tornará mais produtivo, e o valor investido inicialmente não precisará ser mantido.

Terceirização como alternativa

Uma forma de lidar com o quanto custa um funcionário é buscar serviços terceirizados. Em vez de ter que cobrir todos os custos e ainda administrar diretamente a equipe, você pode contratar um time externo especializado, reduzindo o investimento em treinamentos. Além disso, os custos com impostos também podem ser mitigados, já que terceirizadas costumam conseguir melhores acordos para suas contratações.

Agora que você entende melhor quanto custa um funcionário, quer continuar acompanhando nossos conteúdos? Então, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *