Quando investir na terceirização de recursos humanos?

Tempo de leitura: 3 minutos

A terceirização é uma excelente alternativa para reduzir custos e conquistar eficiência. Com esse modelo de gestão, a empresa ganha mais agilidade e flexibilidade para atender as demandas e flutuações do mercado.

No passado, apenas as atividades secundárias, como segurança, limpeza e manutenção, costumavam ser delegadas aos fornecedores. Porém, a tendência agora é o outsourcing de rotinas complexas, com a intenção de garantir qualidade e expertise em todos os setores da operação.

Nesse contexto, a terceirização de recursos humanos pode ser a solução para uma série de problemas enfrentados pelos gestores. Afinal, com o suporte de uma assessoria especializada, é possível manter o foco no core business, evitando distrações ou preocupações extras.

Para saber se a terceirização do RH é uma boa opção, basta avaliar alguns sinais clássicos, tais como:

Fracasso nas promoções internas

Um dos principais desafios do RH está em identificar e desenvolver talentos. Entretanto, também é preciso assegurar que esses profissionais ocupem os cargos corretos dentro da hierarquia corporativa.

Por isso, o fracasso das promoções internas é um indício de que existem falhas nesse processo ― que engloba recrutamento e contratação, avaliações de desempenho, feedbacks e, claro, a elaboração de um plano de sucessão.

Altas taxas de rotatividade

As altas taxas de rotatividade indicam que a empresa está errando na gestão do seu capital humano, o que afeta a sua imagem de boa empregadora. Vale lembrar, ainda, que o turnover implica em gastos adicionais com a rescisão dos contratos e novas seleções.

Dentre os itens de maior impacto na satisfação dos colaboradores, estão as políticas de remuneração e benefícios, o perfil da liderança, a existência de um plano de carreira e as ações de reconhecimento. Nesse caso, as entrevistas de desligamento devem ser utilizadas para embasar a tomada de decisões.

Queda na produtividade individual e coletiva

A performance das equipes depende muito da qualificação, dos recursos disponíveis, de procedimentos estruturadas e do preparo dos líderes.

Para evitar as perdas, é preciso realizar um mapeamento completo, com a intenção de localizar desvios e gargalos. Esse diagnóstico é indispensável para a definição das atividades que devem ser terceirizadas.

Treinamentos ineficazes

Os treinamentos também ajudam a alavancar a produtividade dos times, por isso merecem atenção especial. É preciso frisar que todo programa de capacitação deve estar amparado pela análise dos principais indicadores de desempenho.

Além disso, é fundamental observar a chegada de novas tecnologias, as reciclagens obrigatórias, as mudanças na legislação e as competências comportamentais mais exigidas no dia a dia dos colaboradores ― como poder de negociação, resiliência e proatividade.

Quando o programa negligencia essas questões, ele se torna ineficiente. Nesse caso, a empresa desperdiça tempo e dinheiro.

Clima organizacional negativo

As pesquisas de clima organizacional são muito úteis para mensurar o nível de satisfação e engajamento das equipes. Com base nessas informações, os gestores conseguem detectar oportunidades de melhoria.

Reclamações recorrentes apenas confirmam que as medidas tomadas foram insuficientes para estabelecer um ambiente saudável e colaborativo.

Porém, todos esses tópicos podem ser tratados por meio da terceirização de recursos humanos. Com profissionais qualificados, seja on-site ou off-site, é possível garantir uma gestão mais enxuta e inteligente. Além disso, esse tipo de serviço é personalizado de acordo com as necessidades do negócio.

Assim, a terceirização passa a ser uma ótima opção para as empresas que buscam mais dinamismo, escalabilidade e capacidade de adequação.

Quer saber mais sobre terceirização de recursos humanos? Então, entre em contato com a Maxx e confira nosso portfólio de serviços!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *