O que fazer para favorecer a redução de custos nas empresas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Que a economia do país continua enfrentando inúmeros desafios, todo mundo sabe. Mas o grande problema que o mercado tem refletido , de fato, é a dificuldade dos gestores em contribuir com a redução de custos nas empresas de forma efetiva.

Redução de custos nas empresas

Quando a economia inicia um momento de transição, a concorrência aumenta. Como consequência, os empresários precisam descobrir como enxugar as despesas de maneira estratégica.

Neste artigo, vamos focar em dois caminhos essenciais para favorecer os cortes: a terceirização e a carga tributária. Para ajudar você a entender como esses processos podem segurar um negócio no meio da crise, explicamos as principais características de cada um. Acompanhe!

Terceirização de serviços

Terceirizar equivale a contratar uma instituição especializada em prestação de serviços para a realização de determinadas atividades. O ponto ao qual alguns gerentes não atentam é que, ao terceirizar, o gestor se livra do gasto com rescisões contratuais, substituições de funcionários, processos seletivos e negociação de salários. 

Por incrível que pareça, tomar essa atitude pode fazer uma diferença absurda nos cálculos mensais. Portanto, é preciso pensar a respeito.

Além disso, com menos preocupação quanto à gestão de pessoas, é possível se concentrar melhor na atividade principal do negócio. Assim, são asseguradas mais produtividade e qualidade às operações, otimizando o tempo e, principalmente, reduzindo os custos gerais.

Vários setores podem ser terceirizados dentro de uma companhia, desde os serviços de limpeza até o departamento inteiro de logística, por exemplo. Todo empreendedor pode contratar um serviço, porém é necessário fazer uma boa análise de custos em busca de relevância nas contratações.

Definição do regime tributário correto

Você já parou para pensar que pode estar perdendo dinheiro e oportunidades por escolher erroneamente a carga tributária da empresa? Muitos empresários pecam por não conhecerem a legislação tributária aplicada a seus respectivos ramos. 

Mas é possível reverter esse quadro com um estudo aprofundado que mapeie todas as oportunidades de diminuir os tributos.

Regimes de tributação

No Brasil, existem 3 regimes de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real). Cada qual com características próprias quanto à isenção total ou parcial de tributos, créditos fiscais e políticas de incentivo.

Esses regimes definem quais tributos a empresa pagará, e qual o valor deles. Por isso, é essencial fazer uma simulação de ambientes pelos quais sua organização poderia ter passado no caso de uma configuração tributável distinta. 

O Lucro Real é um exemplo de regime muito procurado para tais questões, já que conta com o recurso da compensação de imposto. Mas, por ser mais cômodo, muitas companhias optam pelo Lucro Presumido.

Entretanto, é possível encontrar uma maneira de reduzir os custos pela simulação detalhada. O Lucro Real se pauta pelos resultados ocorridos (balanço contábil), incluindo os ajustes ditados pela lei, incidindo em uma base bem mais próxima da geração de lucro do negócio e trazendo vantagens como:

  • compensação de prejuízos fiscais;
  • redução ou suspensão do recolhimento do Imposto de Renda — Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro (CSSL);
  • utilização de créditos do PIS e COFINS;
  • mais amplitude no Planejamento Tributário.

Percebeu como a terceirização e a adequação da carga tributária podem levar à redução de custos nas empresas? Então, assine a newsletter da MAXX para ficar cada vez mais por dentro do que pode ser melhorado em uma organização!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *