Terceirização nas empresas: 5 vantagens de terceirizar processos

Tempo de leitura: 3 minutos

A terceirização nas empresas deve ser encarada como uma alternativa ao modelo tradicional de administração. Com a prestação de serviços, é possível conquistar mais flexibilidade, agilidade, qualidade e especialização na realização das tarefas contratadas. 

Uma gestão enxuta e inteligente é fundamental para o aumento dos níveis de competitividade. Por isso, é preciso investir em estratégias voltadas à otimização de processos e à redução de despesas.

Vale a pena frisar que a terceirização bem planejada é capaz de alavancar diversos indicadores de desempenho corporativo. Dentre os aspectos que podem ter ganhos destacam-se as taxas de produtividade.

Confira agora algumas características marcantes que a terceirização traz para as empresas:

1. Foco no core business

Uma das grandes vantagens da terceirização é a possibilidade de manter as equipes e os gestores focados no core business. Essa possibilidade de dedicação exclusiva ao negócio e às metas permite que esforços e recursos sejam destinados a atividades realmente relevantes.

Com a ênfase nos processos primários, fica mais fácil racionalizar investimentos, priorizando projetos realmente importantes a curto, médio e longo prazos.

2. Gerenciamento do tempo

Paralelamente, a terceirização nas empresas contribui para um gerenciamento eficiente do tempo. Nos processos terceirizados, tarefas passam a ser realizadas pelo fornecedor. Assim, é possível eliminar a sobrecarga de trabalho e redistribuir as demandas. Com isso, a gestão de pessoas também é impactada, já que o capital intelectual e criativo dos colaboradores é aproveitado corretamente.

Entretanto, é preciso lembrar que a prestação de serviços deve ser supervisionada e monitorada por meio de KPIs (Key Performance Indicators), citados no contrato firmado entre as partes.

3. Serviços de qualidade

Outro ponto a ser citado é a certeza de contar com times especializados e altamente capacitados em todos os processos. Afinal, experiência e conhecimentos técnicos específicos garantem mais qualidade a todos os serviços.

Em muitas situações, a opção pela terceirização visa a profissionalização de atividades, como marketing, tecnologia da informação, manutenção e segurança.

4. Redução de custos operacionais

A folha de pagamento é uma das maiores preocupações de uma empresa. Isto porque a legislação trabalhista brasileira é bastante complexa e engessada. É preciso avaliar com cuidado a contratação de novos colaboradores, já que rescisões também geram gastos adicionais.

Em geral, a terceirização apresenta uma relação custo-benefício atrativa, contribuindo para o equilíbrio das contas e a redução de custos. Com esse formato de contratação, é possível eliminar ineficiências, como ociosidade de equipamentos e equipes, além de despesas com seleção e treinamento.

5. Expansão da operação

Quando os 4 benefícios anteriores são gerados, cria-se condição muito favorável para a expansão da operação. A partir disso, empresários e gestores podem planejar ações visando o crescimento do negócio. Nesse sentido, a terceirização traz aos gestores tranquilidade para tomar ações a fim expandir.

Além disso, os fornecedores também devem estar preparados para ampliar sua capacidade de atendimento. É preciso que não haja necessidade de grandes aportes em infraestrutura ou tecnologia. Para tanto, é importante construir parcerias sólidas, que agreguem valor e contribuam para uma gestão inovadora.

Dessa forma, fica evidente que a terceirização nas empresas pode ser utilizada para aperfeiçoar determinadas rotinas internas, eliminando riscos e desperdícios.

É preciso lembrar que a Reforma Trabalhista, em tramitação na Câmara e no Senado Federal, prevê modificações nas regras da terceirização no país. Por isso, é fundamental estudar essas alterações e acompanhar o andamento das discussões sobre o assunto.

Sua empresa já terceiriza serviços? Compartilhe conosco suas dicas e comentários!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *