Relatórios gerenciais: descubra a importância para sua empresa!

Tempo de leitura: 3 minutos

Os relatórios gerenciais são documentos com informações vitais para o bom desempenho do papel do gestor na empresa. Eles embasam as tomadas de decisão, fornecendo dados qualificados que otimizam o trabalho e orientam rápidas definições de planejamento estratégico. Dessa forma, direcionam rumos a serem tomados para o atingimento de resultados esperados.

Devem ser atualizados periodicamente e precisam ser feitos de acordo com padrões de qualidade preestabelecidos.

Agora que você já sabe o que são os relatórios gerenciais, confira nos tópicos a seguir os motivos que os tornam tão necessários para as empresas.

Qual a importância de se estabelecer uma periodicidade?

Antes de começar a analisar dados para a elaboração de um relatório gerencial, é necessário definir qual periodicidade será considerada. Para o desenvolvimento de um documento que computa informações de vendas, por exemplo, é importante estabelecer um período mais curto.

Nessas situações, é imprescindível identificar falhas e corrigi-las o mais brevemente possível para que o faturamento e a receita não sofram quedas significativas. Quanto antes o gestor identificar problemas, mais rapidamente poderá atuar para solucioná-los.

Relatórios de fluxo de caixa também são extremamente valiosos e precisam ser desenvolvidos com mais frequência. Eles mostram ao gestor o dinheiro que entrou e saiu da empresa em determinado período. São cruciais, portanto, para o planejamento dos meses seguintes.

É com base nesses documentos que decisões como investimento ou solicitação de empréstimos são tomadas de maneira consciente.

Já um relatório de satisfação dos funcionários, por exemplo, pode ser feito com intervalo maior. Edições semestrais ou até mesmo anuais são suficientes para reunir dados importantes do panorama real do ambiente de trabalho.

Quais as melhores práticas para montar relatórios gerenciais?

Os relatórios podem conter informações contábeis, financeiras, dados de produtividade, detalhes sobre fluxo de caixa, vendas, estoques, entre outros aspectos decisivos para que uma empresa possa crescer e aumentar o seu faturamento.

Para serem feitos com qualidade, alguns pontos devem ser observados. Dentre eles, é necessário identificar o destinatário do documento e ter clareza do seu objetivo. Deve ainda apresentar as informações da melhor maneira possível e proporcionar interpretação prática e ágil.

Também está entre as melhores práticas adotar um sistema automatizado para levantar e analisar dados mais segura e rapidamente.  

Outra dica é começar com análises macro, depois passar para avaliações micro, e estabelecer indicadores de resultados positivos e negativos. Assim, você poderá definir quando um resultado bom pode ser comemorado e quando um ruim precisa de intervenção para mudar.

Por que eles impactam a tomada de decisões?

Somente entendendo a fundo a empresa e obtendo dados para análise é que os gestores podem ter controle do negócio e tomar decisões. É importante conhecer as despesas, a previsão de lucro, o orçamento para o ano seguinte, acompanhando relatório de vendas, fluxo de caixa ou a produtividade dos funcionários. Apenas assim é que os líderes podem definir onde cortar gastos, aumentar o investimento, o momento para demitir, etc. 

Decisões são tomadas de maneira correta quando embasadas adequadamente. No meio corporativo, os erros podem ser irreversíveis e acabar com a carreira do gestor ou com a saúde financeira da empresa.

Por isso, ter em suas mãos relatórios gerenciais bem preparados é imprescindível para destacar-se na carreira e atuar de maneira impactante para crescer junto com a empresa.

Gostou do texto e quer receber mais dicas que vão ajudar a gerir melhor a empresa? Curta a nossa página no Facebook e receba informações úteis!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *