Como montar um planejamento estratégico?

Tempo de leitura: 3 minutos

Saber como montar um planejamento estratégico é crucial para o sucesso das operações e para a sobrevivência da companhia no longo prazo. Com um bom plano, é possível antecipar possíveis ameaças e aproveitar oportunidades que existem no mercado.

Esse processo envolve diversas etapas, as quais precisam ser bem aplicadas para obter sucesso. Dentre as principais, é possível destacar a elaboração da missão da empresa, análise do ambiente externo e interno, além da definição dos resultados-chave esperados.

Pensando em tudo isso, criamos um guia especialmente para você. Hoje, vamos te ensinar como montar um planejamento estratégico, com dicas realmente eficazes. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Defina a missão, visão e valores da empresa

Toda estratégia deve começar com a declaração de missão, visão e valores da empresa. O motivo é muito simples: o plano final deve estar perfeitamente alinhado à cultura organizacional e aos valores compartilhados internamente. Sem isso, nada feito!

A missão de uma empresa representa o motivo da sua existência, seu propósito de permanência no mercado. A visão significa para onde ela está indo, o que deseja alcançar. E, por fim, os valores representam os inegociáveis, princípios que jamais abriria mão.

Analise o ambiente de atuação

O segundo passo é analisar o ambiente externo. Como ele é muito abrangente, é comum dividi-lo em dois principais: o ambiente de tarefa (mais próximo da empresa, composto pelos clientes, agentes reguladores, concorrentes e fornecedores) e o macroambiente (mais distante, composto por variáveis econômicas, legais, tecnológicas etc.).

Avalie cada item relevante do ambiente externo, classificando-o como uma oportunidade ou ameaça para a empresa ou projeto que está sendo desenvolvido. Nessa etapa, ferramentas como clipping digital, matriz S.W.O.T. e Google Analytics podem ajudar bastante.

Analise os recursos internos

Os recursos internos são representados por tudo que está dentro da empresa e sob seu controle, como as máquinas, processos diários e pessoas. Eles podem ser vistos como uma força ou fraqueza para o plano, variando de acordo com os resultados que estão sendo obtidos.

Para tanto, faça uma lista dos principais recursos, depois, analise-os de forma individual. Os que forem considerados como pontos fracos, devem ser neutralizados e corrigidos. Os pontos fortes, devem ser otimizados e utilizados em benefício do empreendimento.

Estabeleça os objetivos a serem alcançados

Nessa etapa, o propósito é definir onde espera-se chegar com a aplicação do plano. Ela sempre deve ser feita após a análise do ambiente interno e externo, pois dessa forma é possível definir objetivos que sejam realistas, baseados em informações reais.

Para tanto, uma ferramenta cada vez utilizada são as OKRs (Objectives and Key Results). Grosso modo, consiste na definição de um objetivo ambicioso e, depois, seu desmembramento em pequenos resultados-chave que devem ser alcançados. Veja um exemplo:

Objetivo: tornar-se a maior companhia da região

  • KR1: reduzir o Churn em 25%;
  • KR2: aumentar em R$120,00 o ticket médio;
  • KR3: otimizar em 50% a conversão de vendas.

Defina entre 3 e 5 resultados-chave para cada objetivo maior. Busque defini-los de forma mensurável, assim fica mais fácil a compreensão e o acompanhamento.

Defina a estratégia que será utilizada

Para finalizar, será necessário dizer como os objetivos serão alcançados, lembrando-se das adversidades existentes no mercado. Por isso é preciso montar uma estratégia inteligente, diferente da praticada pela concorrência e sólida para resistir as intempéries do mercado.

Como linhas principais de estratégia, é possível destacar a:

  • terceirização de atividades-meio, objetivando focar no business core;
  • definição de parcerias estratégicas;
  • ampliação do mix de produtos;
  • busca pela liderança de baixo custo;
  • diferenciação da concorrência.

Agora você está por dentro do assunto. Ao aplicar nossas dicas conseguirá montar uma boa estratégia, capaz de levar sua empresa ou projeto a um novo patamar. Assim, será possível alcançar resultados exponenciais em seu segmento de atuação.

Agora que já sabe como montar um planejamento estratégico, aproveite para compartilhar suas dúvidas ou experiências sobre o assunto. Deixe seu comentário!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *