Metodologia BPM: o que é, vantagens e como aplicar nas empresas

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar na metodologia BPM? Também conhecida como Gerenciamento de Processos de Negócio, é um conceito de gestão unido à tecnologia da informação para otimizar os processos organizacionais. Tem sido adotado por muitas empresas no mercado, a fim de obter melhores resultados e vantagem competitiva.

No cenário atual, um gerente precisa manter a equipe funcionando e também buscar soluções que melhorem as atividades da área e gerem mais resultados. Com etapas cada vez mais complexas, é essencial buscar meios que facilitem seu trabalho, automatizando tarefas e criando processos mais dinâmicos e organizados — objetivo da metodologia BPM.

Pensando nisso, no post de hoje, vamos explicar o que é a metodologia BPM, suas vantagens e como usá-la na sua empresa! Confira:

O que é a metodologia BPM?

A metodologia BPM ou Business Process Management (BPM), termo em inglês, significa Gestão de Processos de Negócio. É um método criado para otimizar processos. Sua aplicação consiste no mapeamento de processos de forma clara e bem detalhada. Permite, portanto, a análise das atividades existentes, bem como a definição de novas, sua execução e o monitoramento de forma mais simples e eficaz, aumentando os resultados da empresa.

Quais as vantagens do BPM?

Além dos benefícios já citados, a adoção da metodologia traz diversas vantagens para o negócio. Listamos abaixo as principais:

Redução de custos e desperdícios

Com um planejamento de tarefas bem feito, o tempo de ciclo de processos é reduzido por meio da otimização das atividades. Os custos operacionais, portanto, também são minimizados, bem como os desperdícios gerados por falhas.

Otimização das atividades

A identificação de problemas e soluções em processos otimizados é mais simples, tornando suas iniciativas mais velozes e eficientes. O tempo de resposta para solicitações internas e externas é reduzido, e isso é uma vantagem para a empresa.​

Aumento de produtividade e lucratividade

A automação das atividades permite a visualização das responsabilidades de forma simples. Isso aumenta a produtividade da equipe, deixando as atividades mais lucrativas. Além disso, a definição de metas é melhor executada, já que cada membro tem atividades específicas no negócio.

Melhoria da gestão

O uso de um software BPMS permite a visualização de indicadores de desempenho que auxiliam em tomadas de decisão. Reduz-se, assim, o risco em cada uma delas e aumenta os insights de negócio que permitem um melhor planejamento estratégico.

Automação de processos

Com o uso do software e da metodologia, processos que não necessitam de interação são automatizados e realizados pelo próprio sistema. Isso reduz o tempo de execução como um todo e permite o uso da equipe para atividades mais estratégicas.

Como adotar na minha empresa?

Adotar uma nova metodologia nunca é uma tarefa simples. Para que ela gere os resultados esperados, é preciso tempo e aprendizado. Assim, muitas vezes, pode ser visto como complicado e que pode comprometer resultados.

O ponto de partida é que todos na empresa compreendam a importância da metodologia BPM e trabalhem em conjunto. Feito isso, um software BPMS pode ser usado para otimizar os processos, bem como oferecer indicadores de desempenho para todas as áreas.

Uma dica importante é usar a ajuda de uma empresa especializada para a implantação da metodologia e do software no negócio. Isso torna o processo mais prático e rápido, além de facilitar a personalização das funcionalidades que a empresa precisa para sua boa gestão.

Gostou de conhecer a metodologia BPM e entender como ela pode ser adotada na sua empresa? Se quiser receber mais conteúdos como este, não deixe de assinar nossa newsletter e receber os posts diretamente no seu e-mail!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *