Plano de contingência para empresas: entenda sua importância

Tempo de leitura: 3 minutos

Toda empresa está sujeita a passar por imprevistos, por isso é preciso se preparar. O plano de contingência reúne soluções para quando algo der errado, resolvendo, assim, algumas questões até que tudo se normalize.

Para que ele funcione bem, a equipe de TI deve estar alinhada com os outros setores para oferecer o respaldo necessário. Sua expertise permitirá a implantação de sistemas de segurança da informação que recuperem dados e evitem a suspensão de atividades.

No entanto, a importância de se fazer um plano de contingência vai muito além dessas simples funções. Entenda melhor a questão com a leitura deste artigo!

Estabelecimento de prioridades

Garantir a implantação de segurança da informação no plano de contingência significa estabelecer prioridades. As situações críticas de todas as áreas da empresa serão analisadas e elencadas de acordo com sua urgência.

Uma atenção especial é garantida para determinados setores, como os que envolvem atividades operacionais, sistemas de informação, documentação e registros. Assim, na hora H, não haverá confusão alguma para saber o que é essencial e o que pode ficar para depois.

Criação de estratégias de recuperação

Com base nas prioridades determinadas e de acordo com os recursos disponíveis, a equipe designada poderá trabalhar intensamente na criação de soluções rápidas e menos complexas.

Para tanto, será feito um estudo prévio sobre as ferramentas que precisam ser utilizadas sempre. Junto a isso, são necessários testes e um adequado planejamento de processos, custos e horas trabalhadas. O sistema de segurança da informação, dessa forma, será implantado com sucesso.

Preparo para enfrentar a situação

Com um plano de contingência bem estruturado, quando uma situação de risco aparece, os funcionários estão preparados para enfrentá-la sem desespero. Isso permite que as operações sejam realizadas com calma e objetividade, evitando qualquer novo erro.

Ter controle sobre as instruções a serem seguidas para a segurança da informação também evita prejuízos materiais e financeiro. Além disso, ajuda a promover apropriada conscientização a respeito da possibilidade de novas ocorrências.

Determinação de hierarquia no plano de contingência

O plano de contingência não deve ser colocado em prática de qualquer jeito, somente pela sua urgência. Serão criadas nele categorias hierárquicas, para que as informações e orientações sejam passadas com clareza e em uma ordem correta.

Todos devem ser acionados imediatamente quando surgir algum tipo de problema. Desse modo, evita-se que suposições sejam repassadas e que a situação seja administrada de maneira errada.

Para que a segurança da informação seja garantida, é preciso que todo o processo flua de maneira linear, do contrário, ele será ineficaz. É importante também que a empresa tenha um suporte para a gestão de crises e, principalmente, que tenha o apoio da diretoria.

A participação dos superiores reforça a importância do plano de contingência e faz com que seja absorvido com mais atenção. Além disso, a fim de que a sua implantação seja eficaz e que a segurança da informação seja mantida, existem empresas que oferecem o suporte necessário e especializado.

Ficou interessado? Entre em contato com a MAXX e descubra como a gente pode ajudá-lo a administrar melhor o seu plano de contingência, entre outras questões.

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *