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Muitas organizações já reconhecem a necessidade e os benefícios decorrentes da otimização de processos. Com a atual concorrência feroz, uma empresa precisa ser tão eficiente quanto possível para sobreviver no mercado.
Alcançar essa eficiência é mais fácil quando você conhece as últimas tendências que podem acelerar o desempenho do seu negócio. Por isso, listamos alguns recursos aos quais todo empreendedor deve estar atento. Confira:
1. Automação de processos empresariais
A automação de processos empresariais, Business Process Automation (BPA), é aquela habilitada pela tecnologia de atividades e serviços com função específica na organização.
Esses processos são geralmente iniciados por gatilhos, como ordens de serviço, que acionam um conjunto de etapas de um fluxo de trabalho até a entrega do produto.
O objetivo da BPA não é somente automatizar processos, mas simplificar e melhorar os fluxos de negócios. Ela ajuda sua empresa a:
eliminar a duplicação de processos e atividades que não geram valor;
reduzir o tempo gasto em processos, otimizando a entrega de produtos e serviços;
documentar processos e aumentar a eficiência organizacional;
melhorar a qualidade do serviço e, consequentemente, a satisfação do cliente;
aumentar a produtividade e a eficiência dos funcionários;
otimizar os custos na execução de um processo e melhorar sua lucratividade.
2. Design Thinking para otimização
Design Thinking é um processo interativo no qual se busca entender o usuário e redefinir problemas para identificar estratégias e soluções alternativas que podem não ser instantaneamente aparentes.
Ele fornece uma abordagem baseada em solução para resolver os problemas, sendo uma maneira de pensar e trabalhar negócios com métodos práticos.
Nas empresas, o Design Thinking trata-se do profundo interesse de compreender para quem são criados os produtos e serviços, desenvolvendo empatia com o público final. Isso, junto à filosofia de experimentação contínua, prototipagem e testes, conduz o planejamento à otimização de processos e à satisfação do consumidor.
3. Business Intelligence
Business Intelligence, ou BI, é um processo de análise de dados orientado pela tecnologia que visa apresentar informações acionáveis para ajudar executivos na otimização de processos.
O BI inclui uma variedade de ferramentas, aplicações e metodologias que permitem coletar dados de sistemas internos e fontes externas — como redes sociais —, prepará-los para análise e disponibilizá-los para os tomadores de decisão por meio de painéis simples e concisos.
4. ERP
O enterprise resource planning (ERP), ou planejamento de recursos empresariais, designa o amplo conjunto de atividades que ajudam uma organização a gerenciar seus negócios.
O software ERP, por sua vez, é responsável por integrar processos e facilitar o fluxo de informações em uma empresa para que as decisões sejam orientadas, sempre que possível, por dados.
O ERP conecta as atividades comerciais de vários departamentos, além de coletar e organizar dados de diversos níveis da companhia. Assim, seu papel é ajudar um negócio na otimização de processos por meio de padronização e automatização.
5. Presença digital
Estabelecer uma presença digital é tendência na otimização de processos. Ela muda completamente a dinâmica de atendimento da sua empresa e aumenta a satisfação do consumidor. Antes o cliente precisava ir ao seu website para contatá-lo. Agora, ele faz isso por redes como Facebook e Twitter, sendo atendido em tempo real.
Chatbots estão entre as novidades quando falamos em presença digital. Eles conferem o potencial de atender simultaneamente a um número infinito de consumidores. Assim, auxiliam seu time de suporte a se concentrar nas solicitações mais complexas.
Essas são apenas algumas tendências para o planejamento e a otimização de processos. Agora que você já as conhece, que tal entender como reduzir os custos na sua empresa com pequenas mudanças? Fale com a MAXX, podemos ajudá-lo a encontrar uma solução adequada às necessidades de sua empresa!