Tendências do planejamento e otimização de processos empresariais

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Muitas organizações já reconhecem a necessidade e os benefícios decorrentes da otimização de processos. Com a atual concorrência feroz, uma empresa precisa ser tão eficiente quanto possível para sobreviver no mercado.

Alcançar essa eficiência é mais fácil quando você conhece as últimas tendências que podem acelerar o desempenho do seu negócio. Por isso, listamos alguns recursos aos quais todo empreendedor deve estar atento. Confira:

1. Automação de processos empresariais

A automação de processos empresariais, Business Process Automation (BPA), é aquela habilitada pela tecnologia de atividades e serviços com função específica na organização.

Esses processos são geralmente iniciados por gatilhos, como ordens de serviço, que acionam um conjunto de etapas de um fluxo de trabalho até a entrega do produto.

O objetivo da BPA não é somente automatizar processos, mas simplificar e melhorar os fluxos de negócios. Ela ajuda sua empresa a:

  • eliminar a duplicação de processos e atividades que não geram valor;

  • reduzir o tempo gasto em processos, otimizando a entrega de produtos e serviços;

  • documentar processos e aumentar a eficiência organizacional;

  • melhorar a qualidade do serviço e, consequentemente, a satisfação do cliente;

  • aumentar a produtividade e a eficiência dos funcionários;

  • otimizar os custos na execução de um processo e melhorar sua lucratividade.

2. Design Thinking para otimização

Design Thinking é um processo interativo no qual se busca entender o usuário e redefinir problemas para identificar estratégias e soluções alternativas que podem não ser instantaneamente aparentes.

Ele fornece uma abordagem baseada em solução para resolver os problemas, sendo uma maneira de pensar e trabalhar negócios com métodos práticos.

Nas empresas, o Design Thinking trata-se do profundo interesse de compreender para quem são criados os produtos e serviços, desenvolvendo empatia com o público final. Isso, junto à filosofia de experimentação contínua, prototipagem e testes, conduz o planejamento à otimização de processos e à satisfação do consumidor.

3. Business Intelligence

Business Intelligence, ou BI, é um processo de análise de dados orientado pela tecnologia que visa apresentar informações acionáveis para ajudar executivos na otimização de processos.

O BI inclui uma variedade de ferramentas, aplicações e metodologias que permitem coletar dados de sistemas internos e fontes externas — como redes sociais —, prepará-los para análise e disponibilizá-los para os tomadores de decisão por meio de painéis simples e concisos.

4. ERP

O enterprise resource planning (ERP), ou planejamento de recursos empresariais, designa o amplo conjunto de atividades que ajudam uma organização a gerenciar seus negócios.

O software ERP, por sua vez, é responsável por integrar processos e facilitar o fluxo de informações em uma empresa para que as decisões sejam orientadas, sempre que possível, por dados.

O ERP conecta as atividades comerciais de vários departamentos, além de coletar e organizar dados de diversos níveis da companhia. Assim, seu papel é ajudar um negócio na otimização de processos por meio de padronização e automatização.

5. Presença digital

Estabelecer uma presença digital é tendência na otimização de processos. Ela muda completamente a dinâmica de atendimento da sua empresa e aumenta a satisfação do consumidor. Antes o cliente precisava ir ao seu website para contatá-lo. Agora, ele faz isso por redes como Facebook e Twitter, sendo atendido em tempo real.

Chatbots estão entre as novidades quando falamos em presença digital. Eles conferem o potencial de atender simultaneamente a um número infinito de consumidores. Assim, auxiliam seu time de suporte a se concentrar nas solicitações mais complexas.

Essas são apenas algumas tendências para o planejamento e a otimização de processos. Agora que você já as conhece, que tal entender como reduzir os custos na sua empresa com pequenas mudanças? Fale com a MAXX, podemos ajudá-lo a encontrar uma solução adequada às necessidades de sua empresa!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

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