Pesquisa de satisfação do cliente: ouvir é muito importante

Tempo de leitura: 3 minutos

A pesquisa de satisfação do cliente é uma importante ferramenta para melhoria contínua. Quando se ouve o público-alvo, é possível aprimorar o atendimento, criar produtos/serviços mais adequados e construir um grande diferencial competitivo.

Tudo isso é ótimo para qualquer empresa, pois potencializa seu crescimento e lucratividade no mercado. Contudo, é necessário saber como fazer uma boa pesquisa, que não seja intrusiva e desagradável para o cliente. Por isso, hoje, utiliza-se o Net Promoter Score (NPS).

Pensando nisso, criamos um post especialmente para você. Continue lendo e entenda mais sobre a importância da pesquisa de satisfação do cliente, como realizá-la com base no NPS e como utilizar os dados obtidos com a pesquisa. Boa leitura!

O que é NPS na pesquisa de satisfação do cliente?

O NPS é um dos indicadores-chave de desempenho mais utilizados no mundo. Empresas como a Disney, Apple, Tesla Motors e Amazon costumam utilizá-lo como base para promover melhorias no seu atendimento e modelo de negócios.

O principal objetivo desse indicador é identificar o nível de satisfação e fidelidade dos clientes, classificando-os em três categorias: promotores, neutros e detratores. Ao fazer isso, é possível saber se a empresa tem conseguido encantar seu público-alvo.

Essa ferramenta foi desenvolvida em 2003, por Frederick F. Reichheld. A ideia ganhou o mundo com um artigo público na revista Harvard Business com o título “Um número que você precisa conhecer”. Depois, dois livros sobre o assunto foram lançados, hoje best-sellers.

Como utilizar o NPS na empresa?

O que torna essa pesquisa realmente única é a simplicidade na forma como ela é conduzida. Nela, uma única pergunta é feita ao cliente — chamada de “a pergunta definitiva”.

Também é possível aplicá-la por meio de diversos canais de comunicação, como telefone, e-mail ou papel impresso. Veja a pergunta que se deve fazer ao cliente:

“Em uma escala de zero a dez, o quanto indicaria nossa empresa para um amigo?”

Respostas entre 0 e 6 representam clientes detratores, que estão realmente insatisfeitos. Respostas entre 7 e 8 representam cliente neutros. Respostas entre 9 e 10 representam clientes promotores, que estão felizes com a companhia.

Como utilizar os dados obtidos na pesquisa?

Após realizar a pesquisa de NPS, é hora de identificar o percentual de satisfação e fidelidade dos clientes. Para isso, o seguinte cálculo deve ser utilizado:

NPS = % de promotores – % de detratores

Imagine que, em sua empresa, 20% dos clientes foram tidos como detratores e 60% como promotores da marca. Ao aplicar o cálculo, perceberá que o NPS é de 40 pontos. A seguinte tabela pode ser utilizada para avaliar se o percentual está de acordo com o desejado:

  • zona de excelência: entre 75 e 100 pontos;

  • zona de qualidade: entre 50 e 74 pontos;

  • zona de aperfeiçoamento: entre 0 e 49 pontos;

  • zona crítica: entre: –100 e –01.

Outra possibilidade é monitorar o nível de satisfação dos clientes das empresas concorrentes ou referências em seu segmento de atuação. Para isso é importante utilizar benchmarks — espécies de bancos de dados com informações de diversas empresas.

É realmente importante conhecer o nível de contentamento dos seus clientes, mas isso não precisa ser algo inconveniente e monótono. Utilize o NPS e terá grandes resultados.

Agora que entende a importância da pesquisa de satisfação do cliente e sabe como aplicá-la, aproveite para compartilhar suas experiências e dúvidas. Deixe seu comentário em nosso post!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *