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Nos dias atuais, quase todas as organizações operam com margens apertadas. Esse contexto faz com que reduzir custos na empresa seja absolutamente imprescindível.
Porém, um processo de redução de custos mal implementado pode ter o seu efeito contrário ao que se pretende, seja no alcance do seu objetivo ou no legado deixado junto aos colaboradores — medo de demissões seria um deles.
Como resultado, gerentes operacionais estão sempre procurando maneiras de economizar sem sacrificar a qualidade das ofertas, produtos e/ou serviços ou tornar a vida de seus colaboradores mais difícil.
“Tem cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos”. (Benjamin Franklin)
Então, quais são as melhores formas de reduzir os custos operacionais? Neste post estão algumas excelentes ideias que podem ajudar você a atingir esse objetivo e melhorar os resultados de sua empresa. Boa leitura!
Automatize os processos
Existem no mercado dezenas de sistemas online e softwares que automatizam inúmeras funções de negócio: contabilidade, hospedagem de sites, ações de marketing, folha de pagamento, entre outras atividades que podem se beneficiar de programas e serviços para facilitar a gestão operacional.
Ao escolher a solução mais adequada para sua empresa, procure responder às seguintes perguntas:
o que você sabe fazer muito bem (por exemplo, se a sua empresa consegue realizar satisfatoriamente tarefas contábeis, a automação de suas finanças talvez não tenha razão de ser)?
quais processos gastam uma quantidade excessiva de tempo em todas as semanas?
se pudesse eliminar apenas uma das tarefas mais demoradas, qual seria?
As respostas a essas perguntas (e a outras da mesma natureza) devem oferecer uma indicação clara dos processos ou ações nas quais é aconselhável optar pela automação.
Conte com o apoio da terceirização para reduzir custos na empresa
Em vez de delegar aos colaboradores a realização de todos os processos de negócio, pode ser prudente mudar a responsabilidade de certas práticas para outra empresa ou consultor. Duas áreas que tendem a se beneficiar mais da terceirização, por exemplo, são as da publicidade e do marketing.
Para muitas organizações, esse é um ponto de dor. Como não são especializadas nessa área, consideram que a quantidade de tempo e dinheiro gasto em ações de marketing não trazem o retorno pretendido.
Inicialmente pode parecer que trazer ajuda externa resultará em gastar mais dinheiro. Porém, a longo prazo, delegar certas tarefas secundárias a especialistas gera importantes economias de recursos e melhores resultados. Isso acontece porque libera tempo para você e sua equipe concentrarem-se em seu core business.
Envolva os colaboradores na identificação de ineficiências
Como líder empresarial, você sempre procura por novas formas de tornar sua empresa mais eficiente, não é mesmo? Ao controlar melhor os seus processos e ações de negócio, você pode reduzir o desperdício de materiais e tempo.
Envolva seus colaboradores, estimulando-os a investigarem ineficiências e identificarem maneiras de reduzir custos na empresa. Se — e quando — os funcionários oferecerem ideias para você, seja paciente e não se esqueça de prestar atenção. Afinal de contas, não há nada pior do que perder uma chance de economizar porque não está disposto a ouvir.
Cancele serviços não utilizados
Isso pode soar óbvio, mas é bastante comum que serviços não utilizados continuem a ser deduzidos das contas bancárias ou cobrados nos cartões de crédito, principalmente se você os deixar no pagamento automático.
Confira todas as suas despesas nos últimos seis meses. Se a empresa não utilizou determinado serviço em 90 dias, cancele-o. Também pode ser o momento de reavaliar os serviços efetivamente utilizados. Aproveite a ocasião para encontrar uma alternativa mais barata ou renegociar contratos existentes e, assim, reduzir custos na empresa.
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