Prioridade? Como priorizar tarefas quando tudo parece importante?

Tempo de leitura: 2 minutos

O primeiro passo é entender que o dia a dia precisa de uma pausa, um respiro, pequenos intervalos para racionalizarmos nossas tarefas. Planejar a realização das tarefas é importante para que se atinjam os resultados esperados. O que é considerado prioridade deve ser identificado e organizado. Dessa forma, é possível hierarquizar o que é realmente possível fazer e determinar em que investir tempo e esforços.

O desafio é enumerar as atividades priorizando algumas em relação àquelas que não merecem nossa energia no momento. Até aí, nenhuma surpresa, certo? Mas, se algo urgente, um imprevisto, ocorrer? O que fazer?

Definição de prioridade na Matriz de Eisenhower

Você já ouviu falar da Matriz de Eisenhower? Em 1953, Dwight Eisenhower foi eleito como o 34º presidente dos Estados Unidos. Antes de assumir a presidência, Eisenhower foi general do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, sendo responsável pelo planejamento e execução das invasões da Alemanha e da França.

Dentre as estratégias criadas, uma que ganhou grande notoriedade é a “Matriz de Eisenhower”. De forma simples, ela nos permite definir como priorizar tarefas para que as mais importantes não sejam deixadas de lado por causa das que aparecem de última hora. Na matriz 2 x 2, colocam-se as tarefas no eixo vertical e definem-se sua urgência no eixo horizontal.

Os quadrantes recebem um valor de 1 a 4 conforme a prioridade. As tarefas que são “Importantes” e “Urgentes” recebem um nível de prioridade 1, e devem ser o seu foco. Já as que são consideradas “não importantes” e “não urgentes” devem ser deixadas de lado. As demais atividades podem ser delegadas ou colocadas mais adiante.

Importante ou Urgente?

A Endeavor, organização internacional que apoia o empreendedorismo, classifica urgente e importante da seguinte forma: 

Importante: Tarefas que trazem resultados no curto, médio e longo prazo e que, apesar de um pouco trabalhosas, podem ser programadas.

Urgente: são aquelas que têm prazo curto ou estourado. Geralmente tarefas realizadas com pressa, estresse, pressão e preocupação.

Há uma frase marcante de Albert Einstein em que ele afirma que “a falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de método”. A falta de planejamento e a indisciplina impedem as pessoas e as empresas de encontrar o equilíbrio e os resultados.

Portanto, se a sua empresa precisa produzir mais e com qualidade, este é o momento para buscar o auxílio de um especialista para construir e integrar soluções personalizadas e inovadoras para sua gestão.

Há empresas que disponibilizam soluções para tornar sua gestão ainda mais produtiva, proporcionando segurança e agilidade aos processos. Oferecem atendimento personalizado e rápida implantação.

Conte-nos qual é a sua necessidade ou compartilhe sua experiência! Deixe seu comentário no post.

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *