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Antes de começarmos a falar sobre organização, precisamos entender o seu conceito. A palavra provém do prefixo grego “órganon”, que exprime ideia de órgão, instrumento de trabalho, mecanismo que exerce função especial, constituído por várias partes, com objetivo e missão traçada.
A natureza nos mostra que organização é fundamental para obter grandes resultados. Uma junção de sintonia e equilíbrio. Nosso corpo, por exemplo, funciona de forma organizada, onde cada órgão cumpre sua atividade de ordenadamente, dependendo um do outro para uma boa performance. Isso significa que, quando algo não funciona da forma adequada, é preciso buscar ajuda de um especialista.
Diariamente, por acharmos que somos organizados, nem sempre valorizamos o impacto da desorganização, mas ele existe e pode ser tão alto quanto a complexidade do problema.
Pessoas organizadas produzem mais em menos tempo. Ninguém gosta de bagunça e, mesmo que você tenha tempo suficiente para organizar seu escritório, a bagunça acabará afetando seu trabalho. Porém, convenhamos, não é fácil ser uma pessoa organizada. Quem nunca precisou fazer uma lista das suas atividades? Dedicou alguns minutos para ler os e-mails ou passou a ter maior controle da sua agenda? Tudo isso são técnicas para uma boa organização.
“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.”
Pitágoras
Em um escritório, a falta de controle adequado pode gerar insegurança e lentidão na busca de alguma informação ou documento. Um estudante pode não conseguir acesso a uma universidade conceituada, por falta de controle ou de um planejamento organizado suficiente.
Mesmo pequenos escritórios utilizam-se de pastas ou arquivadores coloridos com etiquetas para fazer a gestão da informação. Isto porque não cumprir prazos, perder uma informação sigilosa e falhar na gestão da informação são sinais claros de inconformidade. Como consequência da desorganização, seu cliente, interno ou externo, sofrerá algum impacto negativo.
Se você quer se tornar uma pessoa organizada, continue a ler e confira nossas dicas:
As chaves para uma boa organização
Tenha uma agenda
Uma agenda permite um maior controle das suas atividades. Procure anotar todos os seus compromissos e lembre de checá-la todas as manhãs.
Seja pontual
A pontualidade é essencial para uma boa organização. Programe-se para chegar aos compromissos com antecedência, considerando o trânsito.
Não procrastine
Adiar o dia de realizar algo acabará fazendo com que mais e mais coisas se acumulem, deixando-o preso em prazos apertados.
Tenha controle sobre seu orçamento
Anote todas as suas movimentações. Ninguém consegue ser organizado se não tiver ideia de para onde seu dinheiro está indo.
Organize suas coisas
Pode ser seu quarto, sua mochila ou seu ambiente de trabalho. A bagunça desmotiva e aumenta o nível de estresse. Uma mesa bem arrumada demonstra eficiência.
Procure um especialista
Para proporcionar segurança e agilidade aos processos, algumas empresas oferecem soluções na gestão de documentos e informações com atendimento personalizado. Além de evitar o uso inadequado da informação, os serviços ajudam as empresas a ganhar eficiência.
A falta de organização gera perda de tempo e aumento de custos, muitas vezes é difícil se organizar quando não se tem um método definido, porém há mecanismos para encontrar o equilíbrio.
Em um mercado com tanto dinamismo é possível ganhar em agilidade e produtividade. Conte-nos qual é a sua necessidade ou compartilhe sua experiência. Deixe seu comentário no post.