5 benefícios de terceirizar o recrutamento e contratação

Tempo de leitura: 3 minutos

A estratégia hoje delimita boa parte dos trabalhos de um departamento de Recursos Humanos ideal. Tanto é que as chamadas áreas operacionais têm sido terceirizadas, em busca da otimização do trabalho dos profissionais de RH e maior eficácia das ações. Uma delas diz respeito à terceirização dos processos de recrutamento.

Destacamos o foco no core business como um dos principais benefícios trazidos pela terceirização do serviço. No entanto, uma vez que eles são variados, elencamos a seguir, alguns deles. Continue conosco e confira!

1. Redução de custos

Quando paramos para pensar no momento atual da economia, uma das ações mais importantes é reduzir custos operacionais.

Aliás, essa é uma realidade que precisa ser inserida nas empresas, visto que a competitividade tem exigido investimentos maiores na qualificação dos profissionais e em tecnologias mais modernas de produção. 

Um processo seletivo envolve muitos recursos, como divulgação das vagas nos canais adequados, tecnologia de recrutamento, funcionários específicos para a função, entre outros.

Ao terceirizar essa ação, a empresa consegue reduzir seus gastos, uma vez que ela pagará apenas pelo serviço contratado, no qual estão inseridas todas as facilidades para o bom andamento do processo. 

2. Mais expertise 

Outra vantagem visível é a expertise de uma empresa especializada em recrutamento e seleção.

Isso quer dizer que ela terá recursos mais avançados para realizar a contratação, já que preza pelo conhecimento da cultura organizacional, definindo o perfil de profissional exato para o cargo.

Além disso, ela terá profissionais específicos e qualificados para realizarem o serviço, sistemas tecnológicos e métodos mais eficazes para o recrutamento de profissionais.

Ou seja, o foco e a especialização serão muito maiores.

3. Maior velocidade no processo de recrutamento 

Um processo seletivo feito pelo RH interno pode levar mais tempo. Isto geralmente não é vantajoso, já que a necessidade de contratação precisa ser suprida, na maioria das vezes, com certa urgência. 

Com a terceirização do serviço, o processo acontece de maneira mais veloz. Afinal, a empresa contratada conta com recursos e banco de currículos. Além disso, possui um conjunto de fases delimitadas e estruturadas, com testes, dinâmicas e entrevistas.

4. Vantagem competitiva 

As organizações não possuem os mesmos recursos para competir pelos melhores talentos. No entanto, quando decidem terceirizar o serviço de recrutamento, têm a chance de se dedicar às questões estratégicas do negócio. 

Ou seja, com o trabalho de recrutadores externos, o RH poderá focar em treinamentos e qualificação, entre outras ações que agregam valor aos colaboradores, aumentando suas chances de atingir os resultados desejados.

5. Menor taxa de turnover

Pense no trabalho de ter que avaliar milhares de currículos. Agora, imagine ter que contratar um funcionário com foco, alta produtividade e qualificação de excelência. Essa tarefa exigiria bastante do RH. 

Ao contratar uma equipe de recrutamento externo, as chances de encontrar pessoas que estejam de fato alinhadas aos seus propósitos são bem maiores.

Isso quer dizer que aqueles profissionais inconstantes, que mudam de empresa a todo o momento, são identificados com mais facilidade. O mesmo acontece com aqueles mais qualificados e compromissados, garantindo uma taxa de turnover menor. 

Essa redução de rotatividade faz com que a empresa economize em novas contratações e obtenha mais vantagens com o funcionário, já que ele poderá desenvolver uma carreira interna. 

Como você pôde ver, os benefícios de terceirizar os processos de recrutamento e contratação são vários. A assertividade e a economia se destacam, principalmente, quando se fala na competitividade do mercado. 

Agora que você viu que essa é a melhor opção para a sua companhia, que tal entrar em contato com a MAXX? Somos uma empresa especializada em gestão de processos e pessoas. Conheça os nossos serviços!

Sobre MAXX Service Performance

Fundada em 2007, pelo executivo Fernando Tacini, a MAXX traz em seu DNA a essência da prestação de serviços, sempre com o foco em oferecer as melhores soluções, com a rapidez e a qualidade desejadas para cada situação.

Em mais de uma década de atuação, a Maxx possui duas unidades em São Paulo e consolida-se como uma das principais referências em atividades de apoio para empresas de diferentes portes e segmentos.

A MAXX nasceu para tornar o dia a dia de seus clientes mais simples e produtivo. Especializada em processos e gestão de pessoas, tem como propósito tornar as atividades de backoffice mais ágeis e eficientes.

Seja com a definição e revisão de processos ou com a seleção, contratação, treinamento e gestão de equipe, a MAXX assume a responsabilidade pelas tarefas rotineiras comuns às áreas administrativas e técnicas, executadas interna ou externamente. O objetivo é proporcionar a tranquilidade necessária para o bom andamento dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *